Postagens populares

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Tecendo saberes?

É complicado perceber o quanto as inovações educacionais são discutidas mas não aplicadas. Esperava que as mudanças pedagógicas e as discussões docentes pudessem suscitar novas perspectivas e práticas no cotidiano das escolas. Observo a promoção de tantos fóruns, congressos, mesas de discussão, cursos de capacitação, faculdades presenciais, semi-presenciais, não-presenciais... E ainda assim o cotidiano escolar tem sido tão conflituoso, tão massante, tão "tradicional". A palavra tradicional é empregada a tudo que é recorrente, antigo, vindo de um paradigma superado ou em processo de sê-lo. Como conceber tanto tradicionalismo quando se espera a ação de profissionais tão bem preparados... Ops! problema de recursos humanos. Mas a maioria dos professores atualmente possuem o nível superior ou estão cursando... Qual o problema? Um nível superior garante a qualidade do trabalho? Devemos pontuar problemas de formação, motivação ou desilusão? É, caros amigos é pura reflexão. O desfecho... Freud explica tudo mesmo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário